Uso de LED em sistema de iluminação gera economia de 66%

iluminacao

Em tempos de crise, as empresas estão se desdobrando para encontrar soluções práticas de redução de custos. É caso da empresa Vasconcelos e Santos, que oferta o serviço de iluminação pública para prefeituras de diversas cidades brasileiras, a exemplo de Recife-PE e Maceió-AL.

Na capital alagoana, a empresa – que começou a atuar em dezembro de 2011 –, realizou a substituição do sistema de iluminação com de lâmpadas a vapor de mercúrio pelo sistema LED e conseguiu reduzir em 66% o consumo de energia elétrica da cidade. “O sistema de iluminação a LED tem várias vantagens em relação às lâmpadas convencionais de descarga. O mais importante é a redução do consumo, que vai depender do fluxo de luz, uniformidade da iluminação do entorno e diminuição do custo de manutenção para o município”, destacou o diretor da empresa, Moisés Gonçalves Junior.

A tecnologia empregada no sistema de iluminação também facilita o trabalho das equipes e o tempo de resposta à população. Através da central de monitoramento é possível visualizar, em tempo real, quais os pontos apresentam problemas e quais os que estão sendo reparados. “Além de receber as solicitações geradas pelos munícipes, através do call-center e do Disque Luz, a empresa realiza vistorias de rotina e implantou sensores nos postes que se comunicam diretamente com a central. Esta, por sua vez, aciona a equipe mais próxima para realizar o reparo”, explicou o diretor.

Prejuízos

A empresa destaca que uma das maiores dificuldades enfrentadas em Maceió é o combate ao furto do cabeamento dos postes. Somente este ano, os furtos geraram um prejuízo de R$ 250 mil. Segundo a VS, as áreas consideradas mais críticas são: Avenida Pierre Chalita; Avenida Márcio Canuto; Avenida Assis Chateaubriand e o Viaduto Ib Gatto.

Atualmente a empresa atua em toda a orla marítima: da Pajuçara à Cruz das Almas e também na região da Praça da Faculdade, no Prado. Dois projetos foram inaugurados recentemente: a ilumunação da Avenida Litorânea, em Cruz das Almas, e a faixa de areia da praia do Sobral, no bairro do Pontal da Barra.

“A empresa assumiu o compromisso com a sociedade de tornar Maceió cada dia mais iluminada e para isso estamos trazendo as soluções tecnológicas mais inovadoras para agilizar e minimizar os problemas”, disse Moisés Gonçalves.

ASCOM MACEIÓ


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0