Teste do Pezinho será tema de palestra para profissionais da Santa Mônica 

Geneticista Reinaldo Luna falará para equipe multiprofissional nesta quinta-feira (9)

Teste do Pezinho é um exame assegurado por lei para todos os recém-nascidosTeste do Pezinho é um exame assegurado por lei para todos os recém-nascidos.

 Uma gota de sangue que pode salvar a vida do bebê. É desse modo que é realizado o Teste do Pezinho, exame assegurado por lei para todos os recém-nascidos e que será tema de palestra nesta quinta-feira (9), às 10h, no auditório da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), no bairro Poço, em Maceió.

Proferida pelo geneticista Reinaldo Luna, a palestra irá evidenciar que o Teste do Pezinho é importante para a prevenção de algumas doenças no bebê. “Ele é importante para se diagnosticar algumas doenças, antes que o paciente apresente os sintomas. Quanto mais cedo o diagnóstico se consegue melhorar a qualidade de vida do bebê”, frisou, ao ressaltar que o exame deve ser realizado entre três a cinco dias após o nascimento.

De acordo com o geneticista, o Teste do Pezinho detecta a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme a Fibrose Cística. Desde 1992, ele é obrigatório e assegurado por lei, através do Ministério da Saúde (MS). Em 2011 foi criado o Programa Nacional de Triagem Neonatal, que garante que o exame seja realizado em todo o País, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda de acordo com Reinaldo Luna, ao ser detectada uma doença através do Teste do Pezinho, os pais do bebê são orientados a procurar os profissionais que passarão a fazer o acompanhamento. “Esse acompanhamento, que pode se dar por pediatras, endocrinologistas, hematologistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e geneticistas irá melhorar a qualidade de vida da criança, evitando algumas complicações e sequelas física ou mentais”, enfatizou.

Mônica Lima – Agencia Alagoas.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0