Slum reforça orientação a carroceiros sobre descarte de lixo

13405658_999491683480117_2147163931_o
Superintendente David Maia, fiscais da Slum e técnico do Centro de Zoonoses orientam carroceiro na Pajuçara. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Slum

O combate ao descarte inadequado de resíduos em vias públicas da capital foi reforçado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) a partir do lançamento da campanha Descarte Legal. A iniciativa é baseada em ações operacionais, como a coleta de lixo volumoso durante os mutirões de limpeza e em trabalhos de educação ambiental e fiscalização. Seguindo esta linha, o órgão realizou nesta terça-feira (7) uma abordagem a carroceiros que trabalham nos bairros próximos ao Ecoponto, que fica situado na Pajuçara.

Segundo o superintendente da Slum, David Maia, o objetivo da ação foi reforçar a orientação aos carroceiros sobre o descarte adequado de resíduos com que normalmente eles trabalham, como metralha da construção civil, mas que nem sempre fazem a destinação correta ao Ecoponto e descartam em vias públicas, gerando os chamados pontos de lixo crônicos. Durante a ação, que foi acompanhada por equipes da Guarda Municipal e do Centro de Zoonoses, o gestor destacou a importância da campanha Descarte Legal.

“É preciso lembrar sempre que a coleta do lixo domiciliar funciona regularmente, dia a dia, em todos os bairros. Lançamos a campanha Descarte Legal inicialmente com a coleta do lixo volumoso, que normalmente é jogado em vias públicas, e agora estamos reforçando a educação ambiental e a fiscalização para evitar os pontos de lixo. Vamos lembrar aos cidadãos de que o lixo só deve ser colocado na porta de casa no dia correto da coleta e não jogado nas áreas verdes, terrenos baldios ou campos. A limpeza funciona, mas é preciso que cada um também colabore”, afirmou David Maia.

13396970_999592100136742_794915037_o

Técnico do Centro de Zoonoses orientou carroceiro sobre cuidados com o animal. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Slum

A ação desta terça-feira (7) foi iniciada no bairro Jatiúca e seguiu por Pajuçara, Ponta da Terra e Jaraguá. Em todas as abordagens, a equipe da Slum reforçou a importância do descarte adequado e orientou os carroceiros sobre a utilização do Ecoponto. Técnicos do Centro de Zoonoses também orientaram os trabalhadores em relação aos cuidados com os animais e verificaram se havia situação de maus tratos aos animais, mas nenhuma situação foi registrada durante o trabalho, que durou toda a manhã.

“A população desta região deve ter conhecimento e utilizar o Ecoponto, que fica na Rua Campos Teixeira. A utilização é gratuita, o equipamento recebe resíduos de segunda a sexta-feira, em horário comercial, mas o limite é de até um metro cúbico por cidadão. Estamos buscando outras áreas na cidade para expandir o Ecoponto, um projeto pioneiro de sucesso, e a nossa meta é chegar a 10 equipamentos deste tipo em toda a cidade até o final do ano”, orientou David Maia.

Descarte legal

Descarte Legal

Sobre a campanha Descarte Legal, o superintendente comentou que a próxima etapa deve ser a implantação do atendimento por telefone para solicitações de descarte do lixo volumoso. “O prefeito Rui Palmeira é muito claro em suas cobranças sobre a limpeza e determinou a ampliação das iniciativas nos bairros. Deveremos agora lançar o atendimento por um número em que o cidadão poderá ligar e solicitar a coleta do seu lixo volumoso, como móveis velhos ou eletrodomésticos”, explicou o gestor.

Segundo David, a medida vai ser planejada em uma rota de coleta específica para esta finalidade e seguirá o modelo já testado com sucesso em locais como o Rio de Janeiro, Goiania e São Paulo. “É uma ação simples que vai percorrer ruas de acordo com as solicitações, que serão listadas em uma rota. É algo que ainda será planejado, mas que acreditamos ser uma medida eficaz e mais econômica, já que todos os dias utilizamos máquinas para retirar o lixo jogado em pontos degradados pelo descarte inadequado”, completou.

Lucas Alcântara – Ascom Slum


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0