Seduc promove mutirão para garantir matrícula de jovens na rede estadual

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem trabalhado para garantir que todos os alagoanos tenham acesso a um ensino de qualidade. Por isso, a partir do próximo sábado (10), com início às 9h, o órgão inicia um mutirão de matrículas nas grotas de Maceió ofertando vagas remanescentes para as comunidades.

A ação, que integra o programa estadual Vida Nova nas Grotas, segue as diretrizes estipuladas pelo Programa Escola 10, uma ação da Seduc que consiste na parceria entre Estado e municípios para garantir uma educação digna aos estudantes da rede pública.

A superintendente da rede estadual de ensino, Maridalva Campos, ressalta que o primeiro passo para melhorar a educação e diminuir o déficit no atendimento é garantir o acesso dos pais e responsáveis pelos estudantes.

“As nossas crianças e jovens precisam estar nas escolas e, se existem vagas, elas têm que ser preenchidas. Ações como essas minimizam ainda mais o déficit no atendimento. É importante salientar a importância da parceria com as lideranças comunitárias, que nos ajudam bastante na região. Garantir o acesso deles à matrícula é o primeiro passo. Assim eles vão conseguir voltar às salas de aula”, conta Maridalva.

Beneficiados – A primeira comunidade a ser contemplada será a da Grota do Pau D’Arco, que fica localizada entre os bairros do Jacintinho e Feitosa. De acordo com o líder comunitário Robson de Lima, o “Robinho das Grotas”, a ação beneficia cerca de dois mil moradores.

Robinho das Grotas elogia a iniciativa do Governo e garante que as ações têm levado os sentimentos de valorização e dignidade às comunidades.

“Nós já esperávamos isto há 20 anos. Nunca vimos uma ação como esta. Estamos sendo valorizados. A Seduc está incentivando a educação, o que é muito importante, pois tudo começa pela educação e, por meio dela, é que conseguiremos diminuir a criminalidade. Os jovens vão ver o mundo com outros olhos”, diz Robinho.

Vagas – Na ocasião, serão ofertadas matrículas em quatro escolas para a comunidade: Escola Estadual Maria das Graças de Sás Teixeira, com vagas para 8o e 9o anos do ensino fundamental, 1a e 2a séries de ensino médio integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA); Escola Estadual Pedro Teixeira, com vagas para o 6o e 7o anos do ensino fundamental e todo o ensino médio; Escola Estadual Erotildes Saldanha, com vagas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e Escola Estadual Rosalvo Lobo, com vagas para o ensino fundamental II (6o ao 9o ano), ensino médio e EJA. As três primeiras estão localizadas no Feitosa, enquanto a última está na Jatiúca.

Documentação – Para realizar a matrícula, ou garantir a vaga do aluno, os pais ou responsáveis devem estar portando alguns documentos. São eles: Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia); CPF do aluno (original e cópia); Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão /Transferência (original) da última Unidade de Ensino em que estudou emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias; RG e CPF do responsável legal (original e cópia), no caso de candidato(a) menor de 18 anos; comprovante de residência atualizado (original e cópia); três fotos 3×4; cartão de vacinação atualizado, para os alunos do 1º ao 5º ano; parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental;cartão do Programa Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário; cartão do SUS (original e cópia); histórico médico escolar; termo de autorização do uso da imagem assinado pelos pais/responsáveis (para estudante menor e de 18 anos)

Confira o cronograma:

– Grota do Pau D’Arco – 10/03
– Grota Nosso Senhor do Bonfim/Macaxeira – 17/03
– Grota do Canaã – 24/03

Ascom – 08/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0