SANTA CASA JÁ REALIZA A MODERNA CIRURGIA DE PRÓSTATA POR VÍDEO

ciraberta-265x210

O radialista R. J. S., 57 anos, internou-se na Santa Casa de Maceió no último sábado (16) para uma cirurgia de retirada da próstata. No dia seguinte, exatas 32 horas após a cirurgia, o paciente recebia alta hospitalar.

Em outro caso, o professor de direito do Cesmac A.O.S., 66 anos, também se submeteu à mesma cirurgia no último final de semana e igualmente teve alta hospitalar em tempo recorde, mostrando-se impressionado com a ausência de dores e desconfortos comuns em cirurgias convencionais.

Como é possível um procedimento cirúrgico complexo como este permitir uma recuperação tão rápida assim?

Quem responde é o urologista Gustavo Mendonça, que vem realizando de forma pioneira, na Santa Casa de Maceió, o procedimento chamado prostatectomia radical videolaparoscópica.

Vinte e cinco pacientes de convênios e do Sistema Único de Saúde já fizeram a cirurgia desde que trouxe esse tipo de técnica para a Santa Casa de Maceió no fim do ano passado.

Na videolaparoscopia, o cirurgião realiza apenas cinco incisões, de um centímetro cada, na região do abdômen, o que reduz o trauma físico no paciente e o desconforto do pós-operatório.

“Outra vantagem é que o procedimento agiliza a alta hospitalar e o retorno do paciente a sua rotina diária”, acrescentou o urologista Gustavo Mendonça.

Ascom


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0