Renan Filho garante apoio aos movimentos sociais da reforma agrária

Durante reunião, nesta segunda-feira (2), lideranças reivindicam políticas públicas para o segmento, desde recursos para assentamentos até o combate à violência no campo

5e946d5acbffa84333deca767bb5d244_L
Renan Filho garantiu destinação de recursos do Fecoep para financiar políticas de desenvolvimento da produção e formação dos assentamentos. Thiago Sampaio

O governador Renan Filho recebeu, nesta segunda-feira (2), no Palácio Marechal Floriano Peixoto, lideranças dos movimentos sociais em defesa da reforma agrária.

Atendendo às demandas de garantir a inclusão de políticas que permitam o desenvolvimento das áreas de reforma agrária, o chefe do Executivo reafirmou o apoio aos movimentos.

Para o governador, a reunião foi positiva e todas as pautas são justas e devem ser atendidas, de acordo com as possibilidades do Estado.

“O que eles solicitam do Estado são demandas justas. Condição para produzir no sertão, discussão sobre a ocupação de terras que estão passando por processos falimentares, que o Estado use seus mecanismos para não permitir a violência no campo, além de apoiar as feiras da agricultura familiar que acontecem na capital e em outros municípios”, ressaltou o governador.

Renan Filho confirma, ainda, que o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) vai destinar recursos para financiar políticas públicas no desenvolvimento da produção e formação dos assentamentos. Outra pauta discutida foi a garantia de investimentos para a realização das feiras, para que sejam de responsabilidade do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

O coordenador da Comissão Pastoral da Terra, José Carlos Lima fala da importância de o governador sempre receber os movimentos sociais e atender às pautas. “Ele se comprometeu em dar mais celeridade no que foi definido e acompanhar a execução das ações. Um exemplo foi marcar uma agenda, já nesta terça-feira (2), com o secretário Lima Júnior, para apurar as mortes que ocorreram dos acampamentos e também vamos pedir medidas para fortalecer a segurança no campo”, disse ele.

Maria Barreiros – Agência Alagoas


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0