Prefeitura investe na requalificação de áreas de convivência

2912-Inaugurao-Praa-Colina-PF-0327-1024x683
Crianças brincam no Complexo Edivaldo Alves de Santa Rosa. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com o compromisso de levar mais opções de lazer e resgatar a identidade cultural de cada comunidade, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), tem requalificado e construído diversos pontos de convivência coletiva em toda a capital. Somente em 2015, o prefeito Rui Palmeira realizou a entrega de 18 novos equipamentos de lazer aos maceioenses.

O Complexo de Esporte e Lazer Edivaldo Alves de Santa Rosa (Dida), localizado no Conjunto Colina dos Eucaliptos, no Tabuleiro dos Martins é um importante exemplo das ações de revitalização executadas pela Prefeitura de Maceió. Com um investimento de aproximadamente R$ 500 mil, o equipamento de lazer teve o piso recuperado, rampas para garantir a acessibilidade e piso tátil direcional instalados. Além desses serviços, houve também a implantação de um playground, equipamentos de ginástica, pista de bicicross infantil, novos bancos, jardineiras, alambrados para a quadra poliesportiva e campo de futebol.

2912-Inaugurao-Praa-Colina-PF-0003-1024x683

Complexo Edivaldo Alves de Santa Rosa. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“A entrega da praça do Conjunto Colina dos Eucaliptos atendeu a uma demanda de mais de 30 anos da comunidade local. A praça ficou linda e foi totalmente transformada em um parque urbano que não deixa a desejar em nada. Um dos mais bonitos da cidade. O espaço é dotado de quadra para a prática de esportes, quadra de futevôlei, área para apresentação cultural, ciclovia e uma área para a criançada brincar. A Prefeitura segue com o compromisso de melhorar as áreas de lazer da cidade, pois esses equipamentos são muito importantes para resgatar a identidade cultural dos bairros”, destacou o prefeito.

Outro importante espaço de lazer que foi melhorado pela Sempma e que passou a beneficiar os moradores de Maceió é a Praça Santa Terezinha do Menino Jesus (Praça do Bicentenário), no Conjunto José Tenório, na Serraria. O local, que se transformou em um ponto de encontro e de lazer para os moradores da região, contou com a criação de baias para carros, melhorias na área comercial, estrutura para a prática de esportes, com a instalação de tabelas de basquete, playground, piso tátil, rampas de acessibilidade, jardineiras, paisagismo e bancos.

0412-Inaugurao-Praa-Jos-Tenrio-PF-0022-1024x682

Inauguração da Praça Santa Terezinha. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“No conjunto José Tenório, a Prefeitura também requalificou a Praça do Bicentenário e entregou o belíssimo trabalho à comunidade. As obras atenderam a uma reivindicação de mais de 20 anos dos moradores do bairro. Os serviços de melhoria das áreas de lazer da capital fazem com que as pessoas tenham mais oportunidades de convivência, além de melhorar a qualidade de vida a partir da prática esportiva. É importantíssimo que a população volte a frequentar e utilizar esses equipamentos e, claro, zelem pelo patrimônio que pertence a todos os cidadãos de Maceió”, disse o prefeito.

0412-Inaugura-Praa-Jos-Tenrio-PF-0011-1024x682

Praça Santa Terezinha no José. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Praça do Bicentenário também foi contemplada com um parque de iluminação, instalado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima). Uma parceria foi firmada entre a Sempma e a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) para o reordenamento dos espaços para a prática comercial.

Praça da Faculdade

Outra importante obra que está sendo executada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), é a da Praça Afrânio Jorge, mais conhecida como Praça da Faculdade, no Prado.

1205-Obra-Praa-da-Faculdade-PF-0013-1024x683

Obras de revitalização da Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“A Prefeitura está revitalizando a tradicional Praça da Faculdade e em breve as obras do local serão entregues à comunidade. A Prefeitura tem feito um esforço muito grande para devolver os espaços de convivência coletiva aos maceioenses. Infelizmente, muitas dessas áreas de lazer estavam em péssimas condições devido ao abandono de outras gestões e por conta dos atos de vandalismo praticados por pessoas que não prezam pela cidade onde vivem. Somente em 2015, realizamos a entrega de 18 novos espaços de convivência coletiva pela capital. A meta é continuar trabalhando para trazer mais benefícios e qualidade de vida aos cidadãos”, pontuou Rui.

O projeto de requalificação da Praça da Faculdade prevê a recuperação do panteão, construção de piso intertravado, piso tátil, rampas de acessibilidade, jardineiras, bancos, espaço para gastronomia, espaço para feiras, equipamentos de ginástica, paraciclos, pista de skate, playground, caramanchão com mesas para jogos, baias para ônibus e táxi, estacionamento para veículos e paisagismo, além da estruturação de dois espaços onde vão passar a funcionar um campo de futebol e uma quadra poliesportiva. O investimento total da obra é de R$ 1,2 milhão e é executada pela Sempma, por meio do projeto Adote uma Área Pública.

Uadson Barros – Secom Maceió


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0