Prefeito destaca melhorias na mobilidade urbana

Para criar alternativas de trafegabilidade e melhorar a infraestrutura da cidade, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), tem realizado serviços de drenagem, pavimentação, recapeamento e a construção de importantes vias.

Mais um trecho da Avenida Manoel Afonso está sendo pavimentado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Mais um trecho da Avenida Manoel Afonso está sendo pavimentado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Um exemplo é a Avenida Paulo Holanda, na Cidade Universitária, parte alta da capital. Construída com recursos provenientes do recolhimento de impostos arrecadados pelo Município, a via é uma importante rota para a mobilidade, beneficiando aproximadamente 90 mil pessoas que moram na região. Alunos, professores e servidores que frequentam diariamente a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Hospital Universitário (HU) também comemoram as melhorias executadas no local.

“Para proporcionar melhorias na mobilidade urbana da parte alta da cidade e minimizar os problemas relacionados ao trânsito, a Prefeitura de Maceió inaugurou no ano passado, a Avenida Paulo Holanda. Serviços de iluminação e a implantação de sinalização também foram realizados. Seguimos com o compromisso de expandir a malha viária da cidade e trazer mais segurança e qualidade de vida dos cidadãos que frequentam a região”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

Trecho da Avenida Manoel Afonso está sendo pavimentado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Trecho da Avenida Manoel Afonso está sendo pavimentado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com o primeiro trecho inaugurado no ano passado, a Avenida Francisco Pontes de Miranda (Via Litorânea), que liga os bairros de Cruz das Almas e Jacarecica, também continua recebendo os serviços das equipes da Seminfra. Com um investimento de aproximadamente R$ 28 milhões em recursos municipais e federais provenientes de um convênio firmado entre a Prefeitura de Maceió e o Ministério do Turismo (MTur), as obras fazem parte de um projeto que tem como intuito requalificar o Litoral Norte.

Av Pontes de Miranda - Via Litorânea Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Av Pontes de Miranda – Via Litorânea
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

“Ao todo, a Via Litorânea possui cerca de 2,2 km e vai potencializar uma nova dinâmica imobiliária na região. As obras estão em ritmo acelerado e já vêm trazendo benefícios significativos à mobilidade urbana e ao turismo na capital. Recentemente,  demos início a construção da ciclovia e do passeio nesse trecho de orla. Estamos aguardando a liberação de outra parcela financeira do Ministério do Turismo para que possamos dar início as obras de contenção marítima, já que a maré tem avançado bastante naquele ponto.  Com o repasse desse recurso, a Prefeitura vai iniciar também a urbanização da nova orla que será feita em Jacarecica. O espaço ficará muito bonito assim como todo o trecho de orla que temos hoje em Maceió”, enfatizou Rui.

Outra obra executada pelas equipes da Seminfra para melhorar a mobilidade em Cruz das Almas, Jatiúca e Mangabeiras foi a construção da Avenida Evilásio Soriano de Cerqueira. Inaugurada em dezembro de 2015, a via liga a Rua Roberto Mascarenhas de Brito ao Conjunto Jardim Vaticano, na parte baixa da capital. O projeto também contou com a construção de calçadas, drenagem e pavimentação em ruas do entorno.

“Todos que moram na região ou trafegam diariamente por lá sabem dos benefícios que essa via trouxe para os maceioenses e para a cidade. É muito bom ver que os trabalhos executados pela Prefeitura de Maceió têm trazido excelentes resultados aos maceioenses, além de fazer com que a cidade se torne mais atrativa e tenha uma malha viária mais eficiente”, pontuou o prefeito.

Mais mobilidade

A mobilidade urbana de Maceió vive um novo momento.  A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem realizado investimentos que melhoram, principalmente, a vida dos cidadãos que utilizam diariamente o transporte público da capital. A implantação da Faixa Azul nas Avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Comendador Leão e Dona Constança, além da sincronização dos semáforos pelas vias da cidade, foram alternativas encontradas pelo Município para reduzir o tempo de viagem dos transportes coletivos.

Faixa Azul na Avenida Fernandes Lima. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Faixa Azul na Avenida Fernandes Lima. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para proporcionar mais opções de deslocamento e melhorar os serviços de mobilidade, a Prefeitura de Maceió também tem investido na renovação da frota do transporte público da capital. Através do processo de Licitação para o Transporte Público Coletivo por Ônibus, realizado no final de 2015, novos veículos estão sendo entregues aos cidadãos. Até o momento, 60 novos ônibus 0 km foram colocados em circulação no município. E as melhorias não param por aí. A Prefeitura de Maceió vai entregar, até o final de 2016, 150 novos veículos já com a padronização visual do Sistema Integrado de Mobilidade Maceió (SIMM).

Novos ônibus da Real Alagoas. Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió
Novos ônibus da Real Alagoas. Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió

“São inúmeras ações que já foram realizadas e desenvolvidas pelo Município para melhorar a mobilidade de Maceió. Implantamos a faixa azul e agora estamos entregando novos ônibus aos cidadãos. A tendência é continuar dinamizando os serviços do transporte público de Maceió”, disse Rui.

Mais acessibilidade 

Além de serem totalmente novos, outro destaque dos novos ônibus entregues à comunidade é a existência de duas vagas para cadeirantes em cada veículo. “Por meio da licitação do transporte público, Maceió é uma das capitais do Brasil a ter duas vagas exclusivas para cadeirantes assim como o elevador que vai possibilitar a acessibilidade dessas pessoas nos ônibus. Isso é muito importante para o Município e os usuários só tem a comemorar com mais essa conquista”, finalizou o prefeito.

Uadson Barros – Secom Maceió


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0