Polícia Civil promove ações para comemorar Dia da Mulher

A Polícia Civil de Alagoas, por iniciativa do delegado-geral Paulo Cerqueira, preparou uma série de ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), tendo como foco a assistência e orientação às mulheres alagoanas de forma geral quanto à questão da violência, e internamente homenageando as mulheres policiais civis.

Com os dizeres “Basta! Mulher, não tenha medo e nem vergonha! Denuncie!”, um panfleto também foi distribuído com as pessoas que passavam no calçadão. Além de mostrar os endereços e telefones das delegacias e dos núcleos de proteção existentes no Estado, o folheto orientou sobre as formas de violência – física, moral, psicológica, sexual, patrimonial e econômica -, e as atitudes que a mulher deve adotar quando for vítima.

As atividades tiveram início na quarta-feira (7) com a instalação de estrutura de atendimento às mulheres no calçadão da Rua do Comércio, no Centro de Maceió como forma de incentivar às mulheres denunciarem agressões sofridas. A Delegacia Móvel da instituição e viatura da Asfixia foram deslocadas até lá, onde equipes das Delegacias Especializadas de Defesa dos Direitos da Mulher (DEDDMs) de Maceió fizeram o registro de Boletins de Ocorrência (BOs) de mulheres vítimas de violência.

O panfleto também foi distribuído, nesta quinta-feira (8), na orla marítima de Maceió, pelos policiais civis da Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit).

A delegada Cássia Mabel, titular da Delegacia da Mulher 2 da capital, que concedeu entrevista ao vivo em emissora de televisão (programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta), também exortou às mulheres que procurem a polícia no caso de serem vítimas de violência. Segundo ela, atualmente são realizados cerca de 100 atendimentos diários nas delegacias especializadas, núcleos de proteção e demais unidades da Polícia Civil, relacionados a atos de violência contra as mulheres. “Esse número poderia ser maior, pois, apesar de todas as campanhas realizadas, muitas mulheres ainda deixam de denunciar as agressões”, acrescentou.

A programação em comemoração ao Dia da Mulher incluiu ainda, numa parceria com o Parque Shopping, a distribuição de rosas com as mulheres que trabalham na sede da Delegacia Geral, no bairro de Jacarecica.

O delegado-geral Paulo Cerqueira ressaltou o trabalho realizado pelas mulheres policiais, especialmente delegadas, agentes e escrivãs, reafirmando o compromisso da instituição com a proteção aos direitos da mulher, e o combate a todos os tipos de violência praticados contra elas.

“Queremos dar parabéns às mulheres pela competência com que exercem suas múltiplas funções na construção da sociedade, tendo muitas vezes jornada de trabalho mais extensa que a dos homens, dedicando-se não só à sua atividade profissional, mas também provendo o bem estar de suas famílias em casa e, principalmente nos cuidados com as nossas crianças que representam o futuro”, concluiu.

Ascom – 08/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0