Plataforma online Compra Alagoas beneficiará pequenos empresários

Novo portal desburocratiza processo de compras e favorece pequenos negócios, que representam 93,6% das empresas registradas em AL

Itec está desenvolvendo todo o Sistema do Portal de Compras, que deverá ser apresentado no dia 14 de junho. Kleber Lopes
Itec está desenvolvendo todo o Sistema do Portal de Compras, que deverá ser apresentado no dia 14 de junho. Kleber Lopes

Representantes de secretarias e órgãos estaduais se reuniram nesta sexta-feira (3) para conhecer as novas diretrizes do Programa Compra Alagoas. Regulamentado pelo decreto de número 22653, o Programa Estadual de Compras Governamentais visa contribuir para a distribuição de emprego e renda, por meio da viabilização da política de compras governamentais às micro, pequenas, médias empresas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, ações de fortalecimento para esse segmento devem ser contínuas. “A partir de agora o Compra Alagoas se torna uma política de Estado, o que significa que estamos construindo aqui uma base sólida para garantir que o Governo compre dos micro e pequenos empresários com celeridade e segurança para os dois lados”, explicou o secretário.

Atualmente, o Brasil possui mais de 10 milhões de pequenos negócios registrados, o número representa 95% do total de empresas. Neste cenário, Alagoas aparece com 145.495 Micros e Pequenas empresas ativas, somando um total de 93,6% dos negócios do Estado.

 0306sedetur

Durante o evento, foram apresentadas as novas diretrizes do programa, que agora contará com a colaboração da Agência de Modernização e Gestão de Processos (Amgesp).

Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre  Sedetur, Amgesp e Sebrae para firmar o acordo de políticas governamentais de incentivo às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual.

O Portal, que está sendo desenvolvido pelo Itec, foi apresentado nesta sexta-feira (3) no auditório da Sedetur, para gestores de Estado, empresários e parceiros, é fruto de um estudo realizado há mais de seis meses pela Amgesp sobre portais de compras governamentais e a importância que um projeto desse porte teria para Alagoas.

 0306sedetur1

O Sistema do Portal de Compras deverá ser apresentado no dia 14 de junho. Porém, suas funcionalidades já foram explanadas no evento pelo presidente da Amgesp, Wagner Morais.

Morena Melo e Isaac Moraes – Agência Alagoas


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0