Operação Inverno: Prefeitura de Maceió intensifica obras em áreas de risco

A Prefeitura de Maceió, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), segue com investimentos na Operação Inverno 2016, executando obras nas comunidades localizadas em áreas de risco e proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos moradores.

Operação Inverno – Vale do Reginaldo Foto:Secom/Maceió
Operação Inverno – Vale do Reginaldo
Foto:Secom/Maceió

Até o momento, já foram beneficiadas com as ações: Grota do Rafael, Grota do Cigano, Grota Santa Helena. Grota da Iraci, Vale do Reginaldo, Bebedouro, Mutange, Alto da Alegria, Santos Dumont e Farol.

Entre os serviços, que tem como finalidade minimizar o risco de desastres e transtornos em épocas chuvosas, estão a recuperação de escadarias, contenção de encostas e drenagem de águas pluviais. Além disso, a Defesa Civil  iniciou a distribuição do Plano de Contingência, uma publicação com informações sobre a atuação do órgão na capital alagoana.

Escadarias – Jacintinho. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Escadarias – Jacintinho.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Recentemente, atendendo às solicitações da comunidade do Mutange, uma obra emergencial de drenagem foi realizada em uma galeria que cedeu devido às chuvas que caíram na cidade. Além disso, a localidade vem recebendo melhorias com obras de infraestrutura, como a construção de escadarias e contenção de barreiras. Já na Grota do Cigano, os moradores foram beneficiados com serviços de restauração de escadaria e drenagem.

A comunidade da Grota do Rafael, no Jacintinho, também recebeu obras de drenagem que auxiliam no escoamento de água durante o inverno, evitando o risco de alagamentos e desabamentos. Na Rua Triunfo, no mesmo bairro, um pontilhão que é muito utilizado pelos moradores da região estava com a estrutura bastante desgastada e com a sustentação de metal comprometida. Para proporcionar mais segurança durante a travessia de adultos e crianças, uma nova sustentação, corrimões e pintura foram implantados.

Monitoramento das chuvas

Com o auxílio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), formados por líderes comunitários das regiões de risco, é feito o monitoramento mais preciso. Além disso, a Comdec dispõe de 10 pluviômetros semi-automáticos em funcionamento, que mostram uma radiografia exata do que está acontecendo no momento da chuva.

18MA-Obra-da-Defesa-Civil-Na-Grota-do-Rafael-54-1024x680

“Monitoramos diariamente toda a cidade. O trabalho é realizado de forma eficiente para que, quando acionadas, as equipes possam chegar ao local e dar um norte a quem necessita dos nossos serviços”, destaca o coordenador da Comdec, Dinário Lemos.

A Operação Inverno é realizada pela Comdec, em parceria com as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), Assistência Social (Semas) e Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), além das superintendências municipais de Limpeza Urbana (Slum) e de Energia e Iluminação Pública (Sima). Todas as obras que foram ou estão sendo viabilizadas são feitas com recursos próprios do Município, por meio da arrecadação de tributos como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Licença e Fiscalização para Localização, Instalação e Funcionamento (TLFLIF).

Plano de Contingência

O Plano de Contingência descreve e esclarece itens como o funcionamento da Defesa Civil Municipal e suas competências (segundo a Lei n.º 12.608/2012, que normatiza a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil), deflagração do Estado de Alerta, calendário de atividades com imagens das ações, o Plano Municipal de Redução de Riscos de Maceió (PMRR), o mapa da cidade dividido por Setores de Risco e ainda como funciona o monitoramento e atuação do órgão.

Jonnathan Firmino – Secom Maceió


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0