Maceió 200 Anos: Prefeitura prepara iluminação natalina

1211-Jaraguá-Iluminação-Natal-Por-do-sol-PF-0018-1024x682

Jaraguá está recebendo decoração Natalina. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A cidade de Maceió vai se encher de cores e luzes para comemorar o Natal e seu bicentenário. Em 2015, a tradição vem com novidades. A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), já iniciou a implantação da decoração em diversos bairros e pontos da cidade. O dia 29 de novembro foi marcado com a data em que tudo estará finalizado e as luzes se acenderão.

Jaraguá está recebendo decoração Natalina. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Jaraguá está recebendo decoração Natalina. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“As equipes já estão nas ruas instalando a decoração e iluminação natalina. Preparamos muitas novidades em diversos bairros para marcar o Natal e os 200 Anos de Maceió. Será um presente para os cidadãos e para os turistas que visitarem a cidade neste período. Maceió vem se destacando neste quesito e, a cada ano, vamos aperfeiçoando e melhorando”, destacou o superintendente da Sima, Ib Brêda.

Serão 12 grandes árvores natalinas, portais em alguns dos acessos da cidade, adereços na orla e ornamentação em pontos que vão do Pontal da Barra ao Tabuleiro do Martins. As árvores, com luzes de LED e com alturas que vão variar entre 10 e 15 metros, estarão em diversos bairros. A Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, e as proximidades do Estacionamento do Jaraguá, estão entre as localidade que receberão as árvores.

Duas surpresas já foram anunciadas, ambas inéditas, uma árvore será instalada na Praça Ganga Zumba, em Cruz das Almas e outra na Praça Otacílio Holanda, no Conjunto José Maria de Melo, no Tabuleiro. A grande árvore da Pajuçara, na área da Praça Multieventos, terá 21 metros de altura e virá com inovações: as luzes mudarão de cor seguindo ritmos de músicas que estarão tocando, prometendo encher os olhos de que quem visitar este trecho da orla durante a noite.

Iluminação de Natal está sendo colocada em Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Iluminação de Natal está sendo colocada em Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), a Sima está preparando outras seis árvores com conceito sustentável e produzidas a partir de materiais reciclados. Uma delas é a árvore no Pontal da Barra e a outra é a da Praça Mirante do Jacintinho.

O Trapiche da Barra, nas imediações do Papódromo, também terá a sua árvore. O mesmo presente foi reservado aos moradores do Clima Bom, mais precisamente na Praça do Conjunto Osman Loureiro, e aos de Ipioca, cuja árvore será erguida na Praça do Alto de Ipioca (próximo ao Mirante). O canteiro da Avenida Leste Oeste também será presenteado. Um grande presépio, com figuras em tamanho natural, foi planejado para a Praça do Centenário, no Farol, que já é um dos pontos tradicionais de decoração natalina.

Os portais luminosos remeterão aos temas natalinos e ao Maceió 200 Anos. Eles serão colocados no Pontal da Barra, marcando a entrada e saída da cidade pelo Litoral Sul. No Litoral Norte, o portal será colocado em Jacarecica, na AL 101 Norte. A BR 316 (Clima Bom) e a BR 104 (Passarela da Universidade Federal de Alagoas) e a Avenida Cachoeira do Meirim também terão seus portais.

Na orla marítima, 10 km entre Jaraguá e Cruz das Almas, serão ornamentados com decoração que deverá se destacar durante o dia e, principalmente, à noite. Nos postes localizados neste trecho, serão colocados 430 ornamentos luminosos com três metros de altura cada. O primeiro ponto será o coreto do Jaraguá e seguirá pelas vias à beira mar.

Na curva do Alagoinhas, os bonecos de neve que fizeram sucesso no natal passado darão lugar a um enorme trenó de Papai Noel com renas, onde será possível tirar fotos. A Praça Gogó da Ema, na orla, mais uma vez, terá decoração temática com microlâmpadas de led nos coqueiros. Na Avenida Silvio Viana 700 mil microleds e 200 projetores serão distribuídos nos coqueiros, que também terão elementos tridimensionais como bolas de natal com cerca dois metros e meio de diâmetro cada.

Projeção 3D

Um dos principais ícones monumentais da cidade, o prédio da Associação Comercial será palco de uma das principais surpresas programadas. A fachada receberá luzes e projeções. “A projeção em três dimensões vai contar um pouco da história de Maceió, explorando elementos da cultura popular, junto com o clima de Natal”, explicou Brêda. O primeiro espetáculo acontecerá no dia 5 de dezembro, dia do aniversário de Maceió, e se repetirá em datas e noites específicas (o calendário será apresentado em breve).

Fonte: Secom Maceió, Alagoas 24 Horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0