Maceió 200 anos: Prefeitura inicia iluminação natalina

2311-Iluminação-Natal-Centenário-PF-0002-1024x682

Iluminação de Natal por vários pontos da cidade. Praça do Centenário – Farol.

A iluminação especial de Natal preparada pela Prefeitura de Maceió ainda não está totalmente pronta, mas os pontos acessos já têm encantado a população e os turistas em passagem pela cidade. Com previsão de finalização para este domingo (29), o trabalho está sendo realizado por meio da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Público (Sima) em toda extensão da capital.

Já estão acessos os ornamentos do Centro e orla marítima; as árvores de Jaraguá, Cruz das Almas, Centro, Benedito Bentes e Salvador Lyra; o coreto de Jaraguá e os portais de Jacarecica e da entrada da cidade, na Avenida Assis Chateaubriand, no Pontal da Barra, além da sede da Prefeitura, na Pajuçara.

Nesta quinta-feira (26), serão acessas árvores de materiais reciclados no Pontal da Barra e na Avenida Leste Oeste, nas proximidades da Ponte do Reginaldo.

“As equipes estão nas ruas concluindo a decoração e iluminação natalina. Preparamos muitas novidades em diversos bairros para marcar o Natal e os 200 Anos de Maceió. Será um presente para os cidadãos e para os turistas que visitarem a cidade neste período. Maceió vem se destacando neste quesito e, a cada ano, vamos aperfeiçoando e melhorando”, destacou o superintendente da Sima, Ib Brêda.

A iluminação especial contempla 12 grandes árvores natalinas, portais em alguns dos acessos da cidade, adereços na orla e ornamentação em pontos que vão do Pontal da Barra ao Tabuleiro do Martins. As árvores, com luzes de LED e com alturas que variam entre 10 e 15 metros, estão em diversos bairros.

2311-Iluminação-Natal-Centro-PF-0008-1024x682

Iluminação de Natal por vários pontos da cidade. Centro de Maceió.

A grande árvore da Pajuçara, na área da Praça Multieventos, terá 21 metros de altura e virá com inovações: as luzes mudarão de cor seguindo ritmos de músicas que estarão tocando, prometendo encher os olhos de que quem visitar este trecho da orla durante a noite.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), a Sima está preparando outras seis árvores com conceito sustentável e produzidas a partir de materiais reciclados. Uma delas é a árvore no Pontal da Barra e a outra é a da Praça Mirante do Jacintinho.

O Trapiche da Barra, nas imediações do Papódromo, também terá a sua árvore. O mesmo presente foi reservado aos moradores do Clima Bom, mais precisamente na Praça do Conjunto Osman Loureiro, e aos de Ipioca, cuja árvore será erguida na Praça do Alto de Ipioca (próximo ao Mirante). O canteiro da Avenida Leste Oeste também será presenteado. Um grande presépio, com figuras em tamanho natural, foi planejado para a Praça do Centenário, no Farol, que já é um dos pontos tradicionais de decoração natalina.

Os portais luminosos remeterão aos temas natalinos e ao Maceió 200 Anos. Eles estão sendo colocados no Pontal da Barra, marcando a entrada e saída da cidade pelo Litoral Sul. No Litoral Norte, o portal foi colocado em Jacarecica, na AL 101 Norte. A BR 316 (Clima Bom) e a BR 104 (Passarela da Universidade Federal de Alagoas) e a Avenida Cachoeira do Meirim também terão seus portais.

Na orla marítima, 10 km entre Jaraguá e Cruz das Almas, foram ornamentados com decoração que se destacam durante o dia e, principalmente, à noite. Nos postes localizados neste trecho, foram colocados 430 ornamentos luminosos com três metros de altura cada. O primeiro ponto é o coreto do Jaraguá, seguindo pelas vias à beira mar.

Na curva do Alagoinhas, os bonecos de neve que fizeram sucesso no natal passado darão lugar a um enorme trenó de Papai Noel com renas, onde será possível tirar fotos. A Praça Gogó da Ema, na orla, mais uma vez, terá decoração temática com microlâmpadas de LED nos coqueiros. Na Avenida Silvio Viana 700 mil microleds e 200 projetores serão distribuídos nos coqueiros, que também terão elementos tridimensionais como bolas de natal com cerca dois metros e meio de diâmetro cada.

2311-Iluminação-Natal-Estacionamento-Jaraguá-PF-0002-1024x682

Iluminação de Natal por vários pontos da cidade. Estacionamento do Jaraguá.

Projeção 3D

Um dos principais ícones monumentais da cidade, o prédio da Associação Comercial será palco de uma das principais surpresas programadas. A fachada receberá luzes e projeções. “A projeção em três dimensões vai contar um pouco da história de Maceió, explorando elementos da cultura popular, junto com o clima de Natal”, explicou Brêda. O primeiro espetáculo acontecerá no dia 5 de dezembro, dia do aniversário de Maceió, e se repetirá em datas e noites específicas (o calendário será apresentado em breve).

Secom Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0