Governador exalta missão do defensor público junto à sociedade

Renan Filho participou das comemorações do Dia do Defensor Público

26a8595bb1d20a9361ae1165668813f8_L
Governador foi agraciado com o título de Amigo da Defensoria, pelo apoio prestado à instituição ao decorrer de sua vida pública; Renan Filho destacou o trabalho dos profissionais no apoio a pessoas que não podem pagar um advogado. Márcio Ferreira

O governador Renan Filho prestigiou, nesta sexta-feira, 20, a solenidade que dá continuidade às comemorações do Dia do Defensor Público, dia 19 de maio. Durante o evento, o governador foi agraciado com o título de Amigo da Defensoria, pelo apoio prestado à instituição ao decorrer de sua vida pública.

“O trabalho da Defensoria Pública é fundamental. A Defensoria Pública do Estado merece o reconhecimento e todo o apoio do Governo do Estado, para que possa desempenhar sua missão com condições razoáveis de funcionamento”, disse o governador.

Em seu discurso, Renan Filho lembrou um trecho de uma canção popular de Roberto Carlos, que lembra que “neste mundo todo mundo é alguém”. Uma metáfora da missão diária do defensor público, que defende obstinadamente o direito de quem mais precisa e não pode pagar.

GOVDEFENSORIA

Dando sequência em sua fala, ele lembrou a vida é obra de Cosme de Farias, um ícone do Judiciário baiano, que viveu entre 1875 e 1972 e foi defensor dos fracos e oprimidos, literalmente, em Salvador. Farias ttuou em mais de 30 mil processos em nome de causas populares. “Sem dúvida, ele foi um precursor da atuação do advogado público”, ressaltou Renan Filho.

“Defensor é aquele ou aquela que pega a pessoa pela mão e com ela vai à luta”, completou o governador.

Sobre o título, o defensor público geral Daniel Alcoforado atribui a capacidade de trabalho e obstinação daquele que muito ajudou a Defensoria Pública, sobretudo a aprovação da Emenda Constitucional 80, que deu novo status constitucional para o defensor público.

O defensor lembrou o empenho do então deputado federal Renan Filho para o fortalecimento do trabalho da Defensoria em Arapiraca – único parlamentar alagoano que deslocou recursos do Orçamento da União para otimizar o trabalho foi defensor público no propósito de melhor atender o cidadão que não tem recursos para custear um advogado para fazer valer seus direitos.

Em resposta, o governador assegurou que como parlamentar pôde ajudar e como chefe do Executivo pode ajudar muito mais.

Cadu Epifânio – Agência Alagoas


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0