Chuva no Sertão, Defesa Civil suspende Operação Carro-Pipa em 12 municípios

Cidades sertanejas tiveram chuvas acima da média, enchendo cisternas

Chuvas-no-sertao-g

O volume de chuvas previsto para o mês de janeiro já supera a média esperada para o Sertão de Alagoas. Nos últimos quatro dias, choveu bastante em várias cidades da região e a Defesa Civil Estadual suspendeu, temporariamente, a partir da próxima segunda-feira (25), o abastecimento de água, feito pela Operação Carro-Pipa, em 12 das 38 cidades contempladas e que sofrem com os efeitos da seca. A informação foi confirmada, à Gazetaweb, pelo coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Melo.

201601221022_f3a75214b7Com a quantidade de precipitação, as cisternas instaladas nos povoados encheram para a alegria do sertanejo e não é mais preciso levar a água nos caminhões. Além disso, sempre que chove vários trechos de rodovias ficam interditados, impossibilitando a passagem de veículos de carga. Este também foi um dos fatores que levaram a Defesa Civil a tomar a medida de suspender o abastecimento na região.

A determinação alcança povoados dos municípios de São José da Tapera, Delmiro Gouveia, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Mata Grande, Santana do Ipanema, Igaci, Maravilha, Poço das Trincheiras, Dois Riachos, Major Izidoro e Cacimbinhas. Agora, os técnicos da Defesa Civil devem ir a estas localidades providenciar o tratamento da água da chuva que acumulou nas cisternas, tornando-a portável.

Conforme o major Moisés Melo, dia 16 de fevereiro uma nova avaliação será feita pelas equipes para verificar a situação do abastecimento nestes povoados. Até lá, possivelmente, a Operação Carro-Pipa fica suspensa nas localidades. As condições de outras cidades que tiveram chuvas nestes período também estão passando por análise da Defesa Civil Estadual.

“O volume de chuvas para o mês de janeiro já supera a média calculada que era de 36 milímetros para o Sertão e 42 milímetros para o Sertão do São Francisco. Porém, não há nada alarmante no momento para esta região. A previsão é de pancadas de chuvas acompanhadas de raios. O que merece uma atenção são as cidades de União do Palmares e Satuba, que, nas últimas 96 horas, choveu 115 milímetros e 100,4 milímetros, respectivamente”, destaca o major Moisés Melo.

Gazetaweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0