Casal discute melhorias para sistemas de Maragogi e Japaratinga

Investimentos contemplam as áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário

c76b430f13f697c7e8f6389e61fe2e85_L

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em parceria com as prefeituras de Maragogi e Japaratinga e o trade turístico do Litoral Norte, vai fazer investimentos nos sistemas de esgotamento sanitário de Maragogi e nos sistemas de abastecimento de água do município, além de Japaratinga. Esta foi uma das recomendações feitas pelo governador Renan Filho, durante o Governo Presente, realizado nos dias 6 e 7 de maio, no Litoral Norte do Estado.

Deverão ser contempladas as áreas centrais e da periferia de Maragogi, a exemplo do conjunto Adélia Lira, onde os problemas de esgotamento sanitário são mais graves. Somente para recuperar e ampliar o sistema de esgoto do conjunto serão necessários R$ 2 milhões, conforme informou o presidente da Casal, Clécio Falcão.

O projeto do Adélia Lira será integrado ao sistema de esgotamento sanitário existente em Maragogi, que também receberá benfeitorias, cujo principal resultado será a eliminação das línguas sujas, que enfeiam e poluem as praias da cidade.

As melhorias, tanto no Adélia Lira quanto na região central da cidade, incluem combate às ligações clandestinas de esgoto nas galerias de águas pluviais e direcionamento das ligações para a rede coletora.

Para dar mais segurança ao abastecimento de água, a Casal dispõe de duas alternativas, sendo uma de médio e outra de longo prazo. A primeira consiste na perfuração de mais dois poços em Maragogi e a segunda, na implantação de um sistema integrado para reforçar o abastecimento desta cidade e de Japaratinga.

No caso da perfuração de poços, a Casal já está desenvolvendo gestões na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), enquanto que para o sistema integrado (captação e tratamento de água de superfície do riacho Cachoeira) será necessário obter recursos – cerca de R$ 25 milhões – da esfera federal. Para isto, segundo Clécio Falcão, é fundamental o esforço conjunto da Casal, prefeituras de Maragogi e de Japaratinga, bem como do trade turístico.

Esses assuntos foram discutidos em reunião realizada na última quinta-feira (12), na sede da prefeitura de Maragogi,  com a participação de representantes da Casal, da prefeitura e do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau.

Depois da reunião, os dirigentes da Casal inspecionaram a estrutura de esgoto do conjunto Adélia Lira. Na próxima semana, uma equipe da Companhia retornará ao local para, em parceria com a prefeitura, iniciar o levantamento das necessidades que serão incluídas no projeto de recuperação e ampliação do sistema de esgotamento.

Os participantes do encontro se comprometeram a agir em conjunto, inclusive na divulgação das ações de conscientização da população sobre a importância da interligação de esgoto domiciliar à rede coletora, do uso adequado dos equipamentos de esgotamento sanitário e do uso racional da água.

Também serão desenvolvidas campanhas de combate às ligações clandestinas de água e de esgoto, bem como de incentivo ao pagamento em dia das contas da Casal, a fim de que a empresa possa continuar investindo na melhoria dos serviços prestados à população.

Francisco Alves – Agencia Alagoas

 


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0