Ações reestruturam Educação em Maceió

Reformas de escolas, construções de creches, novos ônibus escolares, merenda saudável e ensino dos níveis infantil e fundamental com cada vez mais qualidade. Esse foi o compromisso que a Prefeitura de Maceió firmou com a Educação, logo no início de 2013, e que já pode ser constatado por moradores de inúmeros bairros da cidade.

1105-Sala-de-aula-Escola-Lindolfo-Collor-PF-0009-1024x683
Alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Segundo o prefeito Rui Palmeira, o Município acredita que esse é melhor investimento para garantir o desenvolvimento da capital. “Quando se trata de valores para a educação, não estamos gastando, estamos investindo. É nossa obrigação oferecer melhorias que incentivem os profissionais a exercerem suas funções e os alunos a estudarem”, afirmou.

Entre as inúmeras escolas que foram ou estão sendo beneficiadas com obras de revitalização, a Escola Municipal Radialista Edécio Lopes, no Pinheiro, recebeu troca de revestimento, reforma de salas, refeitório, cozinha, biblioteca, laboratório de informática e dos banheiros.

Já no Pontal da Barra, a Escola Municipal Silvestre Péricles, que atualmente atende 360 alunos do 1º ao 9º ano e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi contemplada com melhorias em todos os departamentos, da sala de aula ao pátio coberto.

Alunos da Escola Zumbi dos Palmares. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Alunos da Escola Zumbi dos Palmares. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Na Escola Municipal José Carrascosa, tradicional unidade de ensino do Poço e Vale do Reginaldo, os trabalhos foram mais amplos, com serviços nas redes hidráulica e elétrica. Além disso, a escola ganhou novos banheiros, laboratórios de ciência e informática e salas para alunos especiais.

Em todas as unidades, além das obras de estruturações básicas, houve também serviços de iluminação natural e ventilação para atender a orientação do Ministério da Educação (MEC), assim como a implantação de equipamentos de acessibilidade, a exemplo de rampas e corrimões.

“Estamos eliminando o que não era bom e acrescentando outras coisas para dotar as escolas de estruturas extras, a exemplo de laboratórios. Em algumas escolas, inclusive, foi preciso demolir algumas partes para adaptá-las ao nosso planejamento”, disse o gestor.

Creches 

Transformando o cenário da educação na capital, o Município viabilizou a construção de novas creches, ampliando a capacidade para o ensino infantil e, sobretudo, atraindo às escolas crianças de até 5 anos.

“Nosso planejamento para a área contava com diversas melhorias, mas essa era uma de nossas prioridades – levar um espaço com atividades para as crianças e, assim, tirá-las do ócio”, comentou.

Atualmente, Centros de Educação Infantil (Cmei), como o Rosane Collor e José Maria de Mello, ambos na parte alta de Maceió, oferecem atividades educativas e desportivas em espaços confortáveis e adequados, graças a intervenções da Prefeitura.

Novos ônibus

Entre as melhorias na área, a aquisição de novos ônibus é destaque. No final de 2015, 23 veículos 0km, equipados com acessibilidade para pessoas com deficiência, chegaram à capital alagoana e se juntaram à frota de 83 ônibus alugados para auxiliar no transporte de aproximadamente 15 mil estudantes.

“Uma entrega importante para melhorar a qualidade do transporte escolar e aumentar o efetivo. Além disso, são ônibus dotados de elevador e espaço para cadeirantes, o que na nossa política é uma obrigação atualmente atentar para a acessibilidade”.

Ensino Integral

Ainda seguindo as ações de reestruturação da rede municipal de ensino, a Escola Municipal de Educação Integral Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, no Conjunto Luís Pedro III, no Complexo Benedito Bentes, deu início a uma era da educação em Maceió, sendo a primeira da capital a oferecer educação em tempo integral.

Estudantes da Escola Elizabeth Anne Lyra. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Estudantes da Escola Elizabeth Anne Lyra. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“Nela, parte dos alunos, que participarão do Programa Mais Educação, ficará das 8h às 17h, com atividades educativas, desportivas e profissionalizantes, sempre com acompanhamento pedagógico. Além disso, todos terão direito a almoço, lanche e demais refeições do período”, explicou Palmeira.

Durante a solenidade que comemorou essa conquista, o prefeito anunciou o trabalho de implantação em novas escolas. “A gestão está reconstruindo grandes escolas como a Jayme de Altavilla e Haroldo da Costa para implantar esse novo sistema que deve beneficiar milhares de estudantes. Nossa pretensão é adequar essas unidades e implantar o tempo integral já para o próximo ano letivo”, concluiu.

Jonnathan Firmino – Secom Maceió


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0